domingo, 12 de dezembro de 2010

Alguns Autores da Literatura Infantil do nosso Brasil

        A literatura Infantil, iniciou com a necessidade que o homem sentiu em registrar as histórias contadas pelo o povo, as ditas “lendas populares”. Foi no século XVII que a criança passou a ser observada como um ser diferente do adulto. O aparecimento da Literatura Infantil tem características próprias, pois decorre da ascensão da família burguesa, do novo "status" concedido à infância na sociedade e da reorganização da escola. Sua emergência deveu-se, antes de tudo, à sua associação com a Pedagogia, já que as histórias eram elaboradas para se converterem em instrumento dela. É a partir do século XVIII que a criança passa a ser considerada um ser diferente do adulto, com necessidades e características próprias, pelo que deveria distanciar-se da vida dos mais velhos e receber uma educação especial, que a preparasse para a vida adulta.
        Aqui no Brasil, embora a literatura infantil tenha surgido no século XVIII, foi somente no século XIX que, relativizando, ainda que de maneira incipiente, o flagrante pacto com as instituições envolvidas com a educação da criança, ela define com maior segurança os tipos de livros que mais agradam aos pequenos leitores, determinando suas principais linhas de ação: histórias fantásticas, de aventuras e que retratem o cotidiano infantil.
Podemos apresentar alguns importantes autores da Literatura infantil do nosso Brasil: Ana Maria Machado, Bartolomeu Campos de Queiroz, Sylvia Orthof.
        Ana Maria Machado nasceu no Rio de Janeiro no dia 24 de Dezembro de 1941, jornalista, professora, pintora e escritora brasileira. Foi uma das fundadoras, em 1980, da primeira livraria infantil no Brasil, a Malasartes (no Rio de Janeiro), que existe até hoje. Nessa década ela publicou mais de quarenta livros, e em 1981 recebeu o Prêmio Casa de Las Américas com o livro De Olho nas penas. O reconhecimento mundial das obras de Ana Maria Machado aconteceu em 2000, quando recebeu o Prêmio Hans Christian Andersen, o mais importante prêmio de literatura infantil, no mesmo ano foi agraciada com a Ordem do Mérito Cultural. Foi ganhadora do Prêmio Jabuti de Literatura em 1978.

        Bartolomeu Campos de Queiros, é um escritor brasileiro nascido na cidade de Papagaio, Minas Gerais. Publicou o seu primeiro livro, O peixe e o pássaro, em 1974 e fez muito sucesso com outras obras, nas quais representava a sua infância e, utilizando da imaginação da criança.
        Sylvia Orthof, nascida no rio de Janeiro no dia 03 de setembro de 1932, foi uma escritora brasileira de livros infantis. Publicou seu primeiro livro infantil em 1981, escrevendo, a partir de então, cerca de 120 títulos para crianças e jovens, entre contos, peças teatrais e poesias.
Entre as muitas peças de teatro, destacam-se Eu chovo, tu choves, ele chove e " Quem roubou meu futuro". Entre as histórias infantis, Maria-vai-com-as-outras, de 1982, que conta a história de uma ovelha chamada Maria que fazia tudo que as demais faziam, até que um dia resolveu seguir seu próprio caminho, foi um enorme sucesso de crítica de público, bem como Quem roubou o meu futuro?, sobre uma menina de 13 anos chamada Valéria que deseja encenar uma peça, no que é impedida pela avó, que prefere que ela faça um curso de datilografia. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário