segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

 
A tentativa de banir um livro infantil de Monteiro Lobato das escolas sob a acusação de racismo.
          Monteiro Lobato, criador de várias obras literárias para crianças no Brasil. Seus livros apresentam seres encantados, bichos falantes e foram escritas para despertar na criança o gosto pela leitura e a sua imaginação. Mas, uma de suas obras, “A caçada de Pedrinho” tem gerado polêmica. O Conselho Nacional de Educação acolheu uma acusação de racismo sobre esta fábula que pode chegar a bani-la das salas de aula.  
Embora a escravidão tenha registro na história brasileira, alguns leitores acreditam que banir a obra não irá permitir que se apague essa lembrança. Deve haver a necessidade de se falar sobre o racismo e escravidão no Brasil e principalmente em ambientes escolares.
O racismo de lobato é discutível e em várias situações ele valoriza a contribuição do negro a cultura brasileira.  Em várias de suas obras como, por exemplo o conto Negrinha, que relata uma elite saudosa da escravidão, Presidente Negro, sua obra mais polêmica, que descreve o mundo em que uma raça supera a outra, cabe aos leitores interpretá-las criticamente e atribuir sentido.
Desde a década de 40 Monteiro Lobato é apontado pelos seus livros que eram classificados como propagandas comunistas.
Afinal, as crianças podem e devem ler Monteiro Lobato?

Nenhum comentário:

Postar um comentário